Para eliminar as rugas do rosto, pescoço e colo é recomendado usar cremes antirrugas e, em alguns casos, tratamentos estéticos, como microagulhamento, radiofrequência e peeling com ácidos, por exemplo, que devem ser feitos por um profissional capacitado com o objetivo de estimular a produção de células que garantem firmeza e sustentação à pele.
O tratamento antirrugas pode ser iniciado à partir dos 25 anos, com cremes e cuidados diários, enquanto que os tratamentos estéticos podem ser iniciados a partir dos 30-35 anos quando nota-se que a pele está mais flácida.
É importante que o dermatologista seja consultado para que seja avaliado qual o melhor tratamento para manter a firmeza da pele, eliminando completamente as rugas e as linhas de expressão.
Opções de tratamento
Algumas opções de tratamento para rugas são:
1. Creme antirrugas
O uso de cremes anti rugas é interessante para prevenir e tratar as rugas finas e linhas de expressão, devendo ser utilizados diariamente 2 vezes ao dia, de manhã e à noite. O creme deve conter os ingredientes certos como peptídeos, fatores de crescimento, antioxidantes, retinol, DMAE e filtro solar e, por isso, é importante que o dermatologista seja consultado para que o creme mais indicado possa ser usado e os resultados possam ser os melhores
2. Radiofrequência
A radiofrequência é um procedimento em que é utilizado um aparelho que estimula a produção de novas células de colágeno e elastina, que dão sustentação à pele, podendo as sessões serem realizadas mensalmente.
3. Microagulhamento
O microagulhamento é um procedimento estético que consiste no uso de um pequeno aparelho com pequenas agulhas, conhecido como dermaroller, que realiza pequenos furinhos na pele, estimulando a formação de novas fibras de colágeno e favorecendo o aumento da penetração de cosméticos.
O microagulhamento pode ser realizado em casa, com pequenos aparelhos com agulhas de no máximo 0,5 mm de profundidade, cerca de 1 vez por semana ou à cada 15 dias. Veja mais detalhes sobre o microagulhamento no vídeo a seguir:
4. Peeling com ácidos
O peeling com ácidos, ou peeling químico, é outro tratamento estético que pode ser realizado pelo dermatologista ou profissional capacitado e consiste na aplicação de ácidos sobre a pele, como o ácido glicólico ou o ácido retinoico, para promover a remoção da camada mais superficial da pele e estimular o crescimento de uma nova camada de pele, ajudando a combater as rugas e linhas de expressão.
Além disso, dependendo do ácido utilizado, é também possível promover a estimulação da produção de colágeno, combatendo a flacidez.
5. Preenchimento
O preenchimento das rugas com ácido hialurônico ou toxina botulínica (botox) é uma forma de tratar as rugas profundas e deve ser feito pelo dermatologista ou profissional especializado. Tanto o preenchimento com ácido hialurônico quanto o botox possuem efeito passageiro, ou seja, devem ser retocados depois de alguns meses para manter o resultado.
6. Jato de plasma
O jato de plasma é um procedimento estética em que é feita a aplicação de plasma, que é um gás ionizado, diretamente nas rugas. Assim, esse gás ativa a regeneração do tecido e estimula a produção de colágeno, contribuindo para o tratamento das rugas profundas, além de dar mais firmeza à pele.
7. Lifting facial
O lifting facial costuma ser a última opção de tratamento para ruga profundas, já que é um procedimento mais invasivo. Assim, esse procedimento é recomendado quando não há melhora das rugas após a realização de outros procedimentos estéticos ou quando a pessoa deseja um efeito mais definitivo, sendo normalmente indicado para pessoas acima dos 45 anos.
O lifting facial é feito sob anestesia geral e consiste na realização de um corte que permita que o médico “puxe” a pele, de forma que a pele do rosto fica mais esticada, combatendo a flacidez e as rugas.